Português e História




RACISMO

RACISMO NOS JOGOS OLÍMPICOS

Nos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha, Adolph Hitler queria mostrar ao mundo a superioridade de sua raça,a ariana.Ele e os alemães só não esperavam que o desempenho dos Estados Unidos fosse tão bom.Os Estados Unidos conquistaram 14 medalhas de ouro no atletismo e 9 delas eram de vitórias negras, quatros dessa medalhas foram conquistadas por Jesse Owens,que fez Hitler abandonar o Estádio Olímpico.Hitler abandonou o estádio após Owens subir pela terceira vez no pódio em primeiro lugar,pois para Hitler era pior cumprimentar um negro do que vê eles vencendo os alemães.Após essas Olimpíadas as pessoas em Berlim fizeram de Owens o herói dos Jogos Olímpicos.

Owens não sofreu preconceito apenas na Alemanha nazista,nos Estados Unidos os negros não tinham mais os mesmos direitos que os brancos.
Após sofrer com o preconceito Owens desabafa:
“Quando eu voltei para minha terra natal, apesar de todas as histórias sobre Hitler, eu não podia entrar no ônibus pela porta da frente e também não podia morar no lugar que eu queria. Eu não fui convidado a apertar as mãos de Hitler, mas também não fui à Casa Branca para apertar as mãos do presidente do meu país”.

Owens sofria preconceito desde antes dos Jogos Olímpicos.Quando ele começou a se tornar um atleta e conseguiu se hospedar com sua equipe em um hotel de brancos com uma condição,eles teriam de entrar e sair pelas portas dos fundos e não usar o elevador somente as escadas.

Em 1936 após ter conquistado quatro medalhas de ouro Owens disse: “Por um instante, ao menos, eu fui a pessoa mais famosa do mundo.”
Ele foi o primeiro americano na história dos Jogos Olímpicos a ganhar quatro medalhas.

Infelizmente,após essas conquistas quando Owens voltou para casa todos o cumprimentavam,mas ninguém o ofereceu emprego,por ele ser negro.Então ele aceitava pequenos convites para partidas de baseball,fazer discursos públicos e até disputas com cavalos,cachorros e motocicletas.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu sua carreira e quando os Jogos Olímpicos voltaram a ser disputados em 1948 Owens já tinha 35 anos e não corria mais. Em 1976 ele recebeu do presidente Gerald Ford a mais alta condecoração que se pode dar a um civil:a Medalha da Liberdade.Em 31 de Março de 1980 Owens morreu com um problema no pulmão.

“As batalhas que contam não são aquelas que trazem medalhas de ouro. O esforço é individual. A invisível, porém inevitável, luta que todos nós travamos é o que vale.”Jesse Owens

MÚSICA INFANTIL RACISTA



PLANTEI UMA CEBOLINHA NO MEU QUINTAL

NASCEU UMA NEGRINHA DE AVENTAL.

DANÇA NEGRINHA. NÃO SEI DANÇAR!

PEGA O CHICOTE QUE ELA DANÇA JÁ!

O racismo é imposto às crianças desde a escola com músicas desse gênero. Vamos analisar rapidamente essa música. Uma criança negra não nasce do útero de sua mãe e sim de uma cebola que foi plantada no quintal de outra criança, por ser mulher a criança já nasce de avental, usar o chicote mostra uma cena retratada desde os tempos de escravidão no Brasil que era chicotear um negro para fazê-lo cumprir suas ordens.



CONCLUSÃO
Devemos abolir a racismo de nossos corações, esse sentimento de ódio e de discriminação não levará a nada. Todos somos iguais, Deus fez todos à sua imagem e semelhança, somos todos irmãos e devemos agir como tais,nos amando e nos tratando bem.Sem discriminação.
Posted on 04:27 by PLUG@DOS and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Postar um comentário