Ed. Física

DROGAS
Droga é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina.
Droga é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina.
Conceito:
As drogas são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Por exemplo a cafeína (do café), a nicotina ( presente no tabaco), o ópio (no papoula) o THC Tetrahidrocanabiol ( da cannabis), as drogas são uma substância proibida de uso ilegal e nocivo ao individuo, e estão classificadas em três categorias: os estimulantes, os depressores e os pertubadores das atividades mentais.
Motivos associados ao uso:
. Problemas pessoais e sociais;
. Influência de amigos;
. Sensação imediata de prazer que produzem;
. Impressão de que elas podem resolver todos os problemas;
. Fuga;
. Acalmar;
. Ritual;
. Encontrar novas sensações, novas satisfações.
Consumo de drogas no mundo esportivo
O uso de drogas no meio esportivo, seja o uso de substâncias para melhorar o rendimento dos atletas ou, ainda, de outros tipos de substâncias, as chamadas drogas sociais, usadas por "diversão", sem visar à melhoria do desempenho, é uma prática que há algum tempo vem chamando a atenção da mídia e do público em geral. É considerado doping o uso de recursos que promovam o aumento da performace por meio de substâncias artificiais e proibidas pelos comitês esportivos.
Em relação ao uso das chamadas drogas sociais, no futebol estão os episódios que mais repercutiram na imprensa. Os casos dos ex - jogadores Reinaldo, Dinei, Casagrande, Júnior Baiano, Edinho e, o mais famoso deles, o do ex - craque argentino Maradona.
Recentemente Atletas Brasileiros como Josiane Tito, Bruno Lins, Jorge Célio, Lucimara Silvestre e Luciana França foram pegos em um exame antidoping surpresa, o exame deu positivo para uma substância chamada eritropoietina (EPO), que visava o melhor rendimento físico e ajudar na recuperação.
0 comentários:
Postar um comentário